segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Reunião Planejamento 2013-2014 Campus Gaspar


Nesta terça-feira (30/10) irá acontecer a primeira reunião referente ao planejamento 2013-2014 do Campus. Nesta reunião será apresentada a metodologia de como serão as contribuições de servidores e alunos para o planejamento.
Todos os alunos estão sendo convidados a participar das reuniões.
A reunião será feita em dois horários: 12:45 às 13:30 ou 17:45 às 18:20
É muito importante a participação de todos!
Para mais informações: gaspar.ifsc.edu.br

domingo, 14 de outubro de 2012

Oficinas de física é o novo projeto de extensão do Campus Gaspar





                                       
As oficinas de física "Brincando com a Física e a Matemática por meio da Atividade Experimental" no Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina já estão abertas a toda a comunidade. As aulas, gratuitas, são destinadas aos alunos do IFSC e das escolas das redes municipal e estadual que estejam cursando, no mínimo, a oitava série. Toda semana abre uma nova oficina. A última ocorreu dia 9 de outubro gerada pelo questionamento “Qual a relação entre a área do círculo e o raio de uma circunferência?".

Segundo o professor das oficinas Carlos Queiroz, a proposta é que em cada oficina sejam apresentadas atividades experimentais para uma situação problema. “As oficinas têm um aspecto lúdico que permite aos alunos despertar o senso de curiosidade por meio do manuseio de equipamentos e instrumentos de medida”, afirma.

As próximas oficinas estão organizadas com os temas: “Como medir força?”, “Lei de Hooke”, “Qual o efeito de adição de sal na água sobre o comportamento da curva temperatura e tempo?”, “É possível avaliar o volume de corpos irregulares?”, “Como medir a vazão dos bebedouros?”, “Velocidade média, como medir e qual o significado?”, “Medidas de vazão, a questão da proporção inversa?” e “MRU e MRUV, quais as suas funções horárias?”.

Para o professor, as aulas são um momento de aprender brincando. “É uma oportunidade de provocá-los com seus saberes e dúvidas, (re) construindo os conceitos, de medir, de coletar e de tratar dados, de gerar gráficos e de gerar leis de formação, bem como extrair conclusões das relações entre as grandezas envolvidas no problema”, afirma. Os alunos recebem um certificado ao término de cada oficina.

Este é um projeto de extensão coordenado pela técnica em laboratório de química do campus Vanderléia Assmann, com a colaboração do professor Carlos Queiroz.

Inscrição

As aulas são lecionadas para duas turmas, às terças-feiras ou as quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, no laboratório de Ciências do campus. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo email vanderleia.assmann@ifsc.edu.br.

Fonte: Portal IF-SC

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ciclo de Formação Ambiental


Está em andamento o Ciclo de Formação Ambiental, que estará acontecendo neste mês de Outubro e em Novembro, Dezembro.
Tendo como temas:

·         Água, aspectos ambientais, sociais e culturais
·         Saneantes
·         Recursos naturais e ecossistemas: proteção e valoração ambiental unidades de conservação; equilíbrio ecológico de ecossistemas I:
·         Paisagem: jardins e hortas; áreas de convivência/poluição do ar;
·         Resíduos: sólidos (recicláveis, construção civil, orgânico) COMPOSTAGEM /Consumismo
·         Resíduos: sólidos perigosos (nuclear, biológico, etc.)

Venha participar!!!
Atenciosamente Comissão de Gestão Ambiental IFSC – Campus Gaspar
Para mais informações: cga.gaspar.ifsc.edu.br


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Campus Gaspar é entregue à comunidade


Na última sexta-feira (28) foi realizada a cerimônia de entrega do Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) à comunidade, após o fim das obras de urbanização. A solenidade contou com a presença da Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do diretor-geral do campus, Carlos Antônio Queiroz.
 
Estiveram presentes ainda o Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Cleverton João Batista, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo, a Secretária de Educação de Gaspar, Marlene de Almeida, o reitor substituto do Instituto Federal Catarinense, Maurício Lehmann, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, Pedro José Garcia, o representante da presidência da Associação Empresarial de Gaspar, José Eduardo de Souza, o presidente da Associação de Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Gaspar, Ricardo Karstedt, o reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), João Natel Pollonio Machado, e o integrante do grêmio estudantil do Campus Gaspar do IFSC, Israel Weingartner.
 
No início do evento, os presentes assistiram à apresentações culturais do hall de entrada do Campus Gaspar. As apresentações foram do Quarteto Vocal Som Plural, do Grupo de Teclas e do grupo de capoeira Magia da Bahia, de Blumenau.
 
Na sequência, os convidados se deslocaram ao auditório do campus, onde foram realizados os discursos. O diretor-geral do Campus Gaspar, Carlos Antônio Queiroz, ressaltou que a implantação do campus naquele local só foi possível devido ao esforço coletivo de várias entidades. “As obras do campus iniciaram num momento muito difícil, em 2009, após uma enchente. Na época, tínhamos vários motivos para desistir”, conta.
 
A Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou que fez questão de comparecer à solenidade de entrega do campus à comunidade, já que foi uma das responsáveis pela implantação do IFSC em Gaspar. Destacou também o esforço que o Governo Federal tem feito para expandir a rede de Educação Profissional. “Em 2003, tínhamos apenas oito unidades de ensino profissionalizante em Santa Catarina; hoje, temos 33”, conta a ministra.
 
Ideli parabenizou todos os servidores e alunos do campus, e deixou uma mensagem aos estudantes presentes. “Muitas coisas que conquistamos ao longo da vida são temporárias, são coisas que podemos a qualquer momento perdê-las. Mas a educação ninguém nos tira, é para a vida toda”, conclui a ministra.
 
Após o discurso das outras autoridades presentes, foram feitas algumas homenagens aos representantes das instituições que contribuíram para a implantação do campus em Gaspar, como a Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, que doou o terreno onde hoje está localizado o IFSC.
 
A reitora do IFSC também afirmou que esse é um momento de agradecimento. “É hora de olhar para o futuro e reiterar nosso compromisso com a inclusão, a transformação das pessoas e o desenvolvimento tecnológico do país. Nosso trabalho daqui para a frente é mostrar para as pessoas que elas podem estudar aqui e que elas se sintam parte dessa instituição”, explica.  
 
No final da solenidade, foi feito o descerramento da placa de entrega do campus à comunidade. Os presentes puderam visitar as instalações do campus - como os laboratórios de Química, Biologia e Informática - e também a fábrica, onde são realizadas as aulas práticas de costura e estamparia.

 Disponível em: <http://www.ifsc.edu.br/campus-gaspar/2704-campus-gaspar-e-entregue-a-comunidade> Acesso em: 01 de Outubro 2012