domingo, 14 de outubro de 2012

Oficinas de física é o novo projeto de extensão do Campus Gaspar





                                       
As oficinas de física "Brincando com a Física e a Matemática por meio da Atividade Experimental" no Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina já estão abertas a toda a comunidade. As aulas, gratuitas, são destinadas aos alunos do IFSC e das escolas das redes municipal e estadual que estejam cursando, no mínimo, a oitava série. Toda semana abre uma nova oficina. A última ocorreu dia 9 de outubro gerada pelo questionamento “Qual a relação entre a área do círculo e o raio de uma circunferência?".

Segundo o professor das oficinas Carlos Queiroz, a proposta é que em cada oficina sejam apresentadas atividades experimentais para uma situação problema. “As oficinas têm um aspecto lúdico que permite aos alunos despertar o senso de curiosidade por meio do manuseio de equipamentos e instrumentos de medida”, afirma.

As próximas oficinas estão organizadas com os temas: “Como medir força?”, “Lei de Hooke”, “Qual o efeito de adição de sal na água sobre o comportamento da curva temperatura e tempo?”, “É possível avaliar o volume de corpos irregulares?”, “Como medir a vazão dos bebedouros?”, “Velocidade média, como medir e qual o significado?”, “Medidas de vazão, a questão da proporção inversa?” e “MRU e MRUV, quais as suas funções horárias?”.

Para o professor, as aulas são um momento de aprender brincando. “É uma oportunidade de provocá-los com seus saberes e dúvidas, (re) construindo os conceitos, de medir, de coletar e de tratar dados, de gerar gráficos e de gerar leis de formação, bem como extrair conclusões das relações entre as grandezas envolvidas no problema”, afirma. Os alunos recebem um certificado ao término de cada oficina.

Este é um projeto de extensão coordenado pela técnica em laboratório de química do campus Vanderléia Assmann, com a colaboração do professor Carlos Queiroz.

Inscrição

As aulas são lecionadas para duas turmas, às terças-feiras ou as quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, no laboratório de Ciências do campus. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo email vanderleia.assmann@ifsc.edu.br.

Fonte: Portal IF-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário